Motor, Peças

Grandes vilões para os motores

No dia a dia, sempre pensamos em deixar nossos veículos limpos e organizados, além de tomarmos cuidado com os pneus e itens de segurança. Mas você tem dado a atenção certa para uma das peças mais importantes, o motor?

Temos que ficar atentos, pois existem cuidados que devem ser incluídos na rotina de atenção com o veículo para que nenhum grande problema aconteça com ele. Listamos alguns elementos e situações que podem se tornar os vilões para o seu equipamento.

Lavagem incorreta

Naturalmente, com o passar do tempo, o motor começa a acumular sujeira, ficando com um aspecto desagradável. Porém, é preciso ter muita atenção na hora de iniciar a lavagem, já que o procedimento possui especificações para não causar nenhum dano irreversível à peça.

A pressão, excesso e até o contato com a água e a composição química de produtos de limpeza são alguns dos fatores que podem comprometer o desempenho e funcionamento do seu motor. Assim, o interessante é enviar seu veículo a empresas especializadas nesse tipo de procedimento para não ter uma grande dor de cabeça depois.

Óleo envelhecido

Para se manter em movimento, o motor precisa ser lubrificado constantemente. Assim, é de extrema importância verificar o nível e a data de troca do óleo, um hábito que poucos brasileiros possuem.

Rodando com o óleo fora do prazo ou muito abaixo do nível máximo da vareta, você faz com que ele perca suas funções e deixe de limpar, proteger e ajudar na refrigeração das peças do motor. Assim, pode ocorrer o maior pesadelo de qualquer motorista: ter o motor fundido

Falta de água

Pense, qual a última vez que você verificou o tanque de água do seu companheiro? Pois é, esse também é um item que grande parte das pessoas esquece e, se o volume estiver abaixo do indicado, pode afetar o funcionamento do cabeçote, que pode queimar e acabar fundindo o motor.

Peças falsificadas

Na FPT, as peças desenvolvidas para os seus motores possuem os padrões e medidas específicas para cada elemento que os compõem. Isso garante que não ocorram vazamentos, que os itens estejam vedados e bem encaixados, que não haja atrito entre as peças, etc.

Quando você opta por peças genéricas, elas podem ter espessuras, tamanhos e serem feitas de outros materiais incompatíveis com seu modelo e podem acabar agravando o problema em curto prazo.

Agora, você conhece alguns itens e fatores que podem prejudicar seu motor. Fique de olho e evite ficar na mão!

Gostou de nosso texto? Então, compartilhe com seus amigos!

Artigo anteriorPróximo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *