Motor, Peças

Qual o papel do eixo de transmissão no motor?

O sistema de transmissão ou eixo de transmissão é o grande responsável por transmitir a força, do motor para as rodas do veículo. Esse é um processo minucioso que ocorre devido a diversos componentes que você conhecerá no artigo de hoje!

Embreagem

A embreagem é o primeiro conjunto de componentes do sistema de transmissão. É acoplado diretamente no motor, sendo acionada pelo motorista no momento de troca de marchas do veículo. O movimento é transmitido do pedal para a embreagem por um cabo ou circuito hidráulico.

Eixo primário

O eixo primário, faz parte da transmissão e possui diversas engrenagens relacionadas ao eixo secundário, que define a relação de saída para o diferencial. Quando a embreagem for acionada, será transmitida a rotação e força do motor para o eixo primário.

Diferencial

O diferencial é o dispositivo responsável por transferir e distribuir o torque aos semieixos, que geralmente estão girando em direções opostas. Essa distribuição e transferência é feita de forma uniforme, possibilitando que cada eixo funcione em diferentes rotações e velocidades.

Semieixos

Por fim, as saídas do diferencial são transmitidas para as rodas do veículo com o uso dos semieixos. Quando esse processo termina, a rotação e torque chegam até as rodas e fazem com que o veículo se movimente.

Gostou do artigo? Lembre-se de deixar seu comentário! ?

Artigo anteriorPróximo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *