Inovação, Produtos

Dicionário FPT: Termos e conceitos do mundo dos motores

É bem comum encontrarmos pessoas que têm dúvidas sobre alguns termos e conceitos do universo dos motores. Se você é uma delas, vamos ajudá-lo! Selecionamos algumas expressões que usamos aqui na FPT para explicar tudo sobre elas.

Off-Road

Esse é um termo variado do inglês que significa, em tradução literal, fora de estrada. Ele é utilizado para descrever atividades realizadas em locais não pavimentados e de difícil acesso. Um exemplo são os motores Cursor 13 que equipam os veículos dos competidores da IVECO no Rally Dakar e Africa Eco Race. Também equipamentos agrícolas e de construção onde realizam trabalho em locais de dificial acesso e sem pavimentação, por exemplo: colhendo soja no campo ou fazendo uma vala em uma pedreira.

On-Road

Os motores on-road são voltados para aqueles veículos que circulam em vias pavimentadas, como veículos comerciais leves, médios, pesados e ônibus. Alguns exemplos são as séries de motor F1 e NEF da FPT, que contam com a presença de sistemas sofisticados de injeção eletrônica e o uso de diferentes dispositivos de manuseio de ar.

Common Rail

O Common Rail (ou CRDI) é um sistema de injeção direta de combustível diesel em motores de combustão interna que é gerenciado por um computador. Nele, o combustível é enviado em altíssima pressão para tubo (Rail) e desse é enviado para cada cilindro do motor através de um Bico Injetor Eletrônico que libera o combustível em alta pressão durante a combustão. Esse é um processo que aumenta a performance, eficiência no consumo de combustível e reduz a emissão de gases poluentes.

PROCONVE/MAR-I

O PROCONVE: PROGRAMA DE CONTROLE DE POLUIÇÃO DO AR POR VEÍCULOS. AUTOMOTORES / MAQUINAS AGRICOLAS E RODOVIARIAS FASE I, estabelece uma série de diretrizes voltadas para que segmentos agrícola e de construção atendam às normas de redução da emissão de poluentes e ruídos no ambiente. Foi criado pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) e vem modificando de forma muito positiva as empresas dos setores em questão.

EGR

EGR ou Recirculação do Gás de Escapamento é uma tecnologia que permite que o gás do escapamento retorne à câmara de combustão do motor, fazendo com que a temperatura de combustão reduza e formem menos óxidos de nitrogênio (NOx) no ambiente.

SCR

Já o SCR ou Redução Catalítica Seletiva utiliza o Arla 32 (um reagente líquido que ajuda a diminuir a poluição do ar) para provocar uma reação química no catalisador que neutraliza a geração de óxidos de nitrogênio (NOx).

Conhece algum outro termo que não explicamos? Conte pra gente nos comentários! ?

Artigo anteriorPróximo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *