Off Road - Motores, On Road - Motores

Como escolher o motor ideal para o seu projeto?

Definir o modelo ideal de motor para o seu projeto pode parecer algo simples, mas acredite: não é bem assim. Engenheiros e estudantes precisam avaliar uma série de fatores importantes no momento da escolha do coração do seu projeto. E, principalmente, encontrar o equilíbrio entre o que é necessário e o que é desejado.

Por exemplo, se o seu projeto é um caminhão, saiba que a modalidade de carga e o tipo de trajeto afetarão diretamente o desempenho do seu motor. E isso precisará ser considerado na mesa de projetos. Se for um carro de passeio, para mobilidade urbana, o baixo consumo de combustível e a manutenção barata serão os pontos-chave para o usuário do seu veículo e para você também.

Por isso, repassamos alguns conceitos que ajudarão você a encontrar a solução mais adequada para o seu projeto:

Torque e potência

A potência diz respeito ao tempo e à capacidade do motor de responder a uma tarefa em um determinado tempo. Quanto mais potência, menor o tempo de resposta. A potência é o resultado da relação entre o torque e a quantidade de rotações dos cilindros. Quanto maior o torque, maior a força do motor.

Cilindrada

Os cilindros estão diretamente relacionados à potência automotiva. As cilindradas são medidas em cm³. Elas dizem respeito à capacidade dos cilindros do motor de receber um determinado volume da mistura ar-combustível. Quanto mais cilindradas, maiores serão a potência e o torque do veículo.

Ronco do motor

O barulho do motor diz muito sobre o seu funcionamento. Ele pode indicar a saúde do equipamento. Redobre a atenção no “choro” e na quantidade de fumaça emitida para avaliar o bom funcionamento do motor.

Tecnologia

Combustíveis fósseis, como o diesel, o gás natural e a gasolina, são altamente poluentes. Em função disso, surgiram diversas regulamentações que verificam os níveis de emissões dos motores. Atualmente, existem inúmeras tecnologias que reduzem drasticamente o nível de poluentes lançados na atmosfera. Portanto é preciso estar atento para optar por fabricantes que ofereçam tecnologias que garantam a redução dos níveis de emissão.

Facilidade de manutenção

Um fator também muito importante a ser considerado é a facilidade de manutenção do seu motor. Não vale a pena investir em um motor de procedência duvidosa. Fabricantes confiáveis agregam valor ao produto, oferecem assistência técnica qualificada e peças genuínas que garantem a segurança e o bom funcionamento do veículo.

Considere esses pontos antes de escolher o seu motor. Tem alguma dica para compartilhar? Deixe o seu comentário.

Artigo anteriorPróximo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *