Peças

Você sabe qual a importância de filtros de qualidade para o motor?

Importância de filtros para veículos

Artigo de Patrícia Lambertucci, Treinamento Aftermarket Solutions

O motor é uma das partes que exige os cuidados mais especiais de manutenção de um veículo, seja ele um automóvel, utilitário, caminhonete ou um veículo pesado, como ônibus, caminhão ou trator. E o que nunca pode falta no check list de uma boa manutenção são os filtros ligados ao funcionamento do motor, como o de combustível, óleo e ar.

Mas você conhece a função dessas peças? Acompanhe o post e entenda melhor o impacto de utilizar filtros de qualidade no funcionamento do seu motor.

Filtro de Óleo

O motor é composto por inúmeras peças móveis e, com a vibração inerente ao funcionamento, essas peças estão em fricção constante umas com as outras, gerando atrito e calor. Este calor chega a temperaturas elevadas a ponto de fundi-las.

O recurso utilizado para reduzir esse atrito é fazer fluir uma película de óleo lubrificante entre estas peças. A função do sistema de lubrificação é justamente conduzir o óleo a todas as partes móveis do motor.

O processo de filtragem do óleo é integral, ou seja, todo o óleo é forçado a passar pelo filtro para reter todas as partículas de sujeira em suspensão no líquido.

Também é importante saber o tipo de lubrificante utilizado, já que cada versão tem propriedades que oferecem desempenhos diferentes. Essas características podem impactar o consumo de combustível, desempenho do veículo e vida útil do motor.

O que muita gente não sabe é que, além de reduzir o atrito e o desgaste das peças em movimento, os lubrificantes também fazem a limpeza, proteção contra a oxidação, melhora das vedações e resfriamento dos componentes.

Cada tipo de lubrificante tem sua formulação. Para conseguir o melhor desempenho para o motor, a FPT recomenda lubrificantes formulados com um óleo base de excelente qualidade já aditivados.

Filtros de ar

O filtro de ar é responsável por diminuir a absorção de impurezas como poeira, fuligem e areia. Ele impede a entrada de contaminantes no motor, garantindo que somente ar livre chegue à câmara de combustão isento de partículas nocivas.

Um filtro de ar de baixa qualidade impacta diretamente no desempenho do motor e no consumo de combustível.

Filtro de combustível

Filtros FPT Industrial

O filtro de combustível é um componente fundamental no sistema de motor de um veículo. Alguns projetos contemplam filtros em série como o separador de água que tem a importante função de separar o maior contaminante encontrado no diesel: a água.

Água e impurezas desgastam prematuramente os componentes internos da bomba de alta pressão e de seus injetores.

Os filtros FPT retém 99,7% dos contaminantes enquanto os demais filtros encontrados no mercado deixam passar 16 vezes mais partículas. Por isso, é extremamente importante a utilização de filtros de alta qualidade.

Artigo anteriorPróximo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *