Cursor, GNV, Motores

Cursor 13 NG é o mais potente dos motores a gás natural no mercado On-Road

O Cursor 13 NG foi lançado em 2017. Atualmente é a primeira solução puramente a gás com a mesma performance de um motor diesel. Foi especialmente desenvolvido para funcionar com GNV – Gás Natural Veicular, GNL – Gás Natural Liquefeito e Biometano para missões de longa distância.

O Cursor 13 NG permite que a FPT Industrial amplie e fortaleça sua posição como líder no segmento de gás natural. Seu nível de emissão de CO2 é até 9% mais baixo do que o equivalente movido a diesel e pode chegar a quase zero com biometano. O Cursor 13 Gás Natural também permite uma redução de emissões de 98% de material particulado e de 48% de NOx. Além disso, entrega uma economia de custos com combustível de até 40%, em comparação com o motor a diesel, e menor ruído de funcionamento.

Graças a um sistema de pós-tratamento, através de catalisador de três vias, compacto e sem necessidade de manutenção, a exclusiva tecnologia de combustão estequiométrica da FPT Industrial entrega desempenho equivalente ao diesel e contribui para o que Cursor 13 Gás Natural seja a solução mais adequada, proporcionando uma carga útil otimizada e melhor aproveitamento de espaço do caminhão.

Dessa forma é possível instalar tanques de combustível mais espaçosos no veículo, elevando a sua autonomia.

DESTAQUES DO CURSOR 13 NG

  • Motor genuíno a Gás, não é um “Kit Gás”;
  • Baixo ruído e vibração;
  • Atinge os níveis de emissão mais rigorosos como o Euro VI;
  • Durabilidade, componentes dedicados a operar com Gás;
  • Custo com combustível de 30 a 40% menores em relação ao Diesel;
  • Solução sustentável.

ESPECIFICAÇÕES 

  • Marca /Modelo: FPT Industrial / C13 NG
  • Cilindrada Total: 12.9L (12998cc)
  • Potência Máxima: 460 cv @ 1900rpm
  • Torque Máximo: 2000 Nm @1100rpm
  • Número de cilindros: 6 em linha
  • Número de Válvulas: 24
  • Ciclo: Otto 4 tempos
  • Combustível: GNV / LNG / Biometano
  • Diâmetro x Curso: 135mm x 150mm
  • Tipo de Aspiração: Turbocompressor com Intercooler
  • Tipo de Turbo:  WG – Wastegate
  • Taxa de compressão: 12,5:1
  • Tipo de Comando de Válvula: OHC
  • Sistema de Injeção: MPI – Estequiométrico
  • Capacidade do Cárter: 35L (Nível Máximo)
  • Peso Drenado: 1240kg
  • Emissão: Euro 6
  • Controle de Emissão – Catalisador 3 Vias
Artigo anteriorPróximo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.