Motores

Saiba o que é cilindrada

VOCÊ SABE O QUE É CILINDRADA?

Você já ouviu falar em cilindrada do motor? Se não, dê uma olhada no seu motor FPT e veja se consegue identificar se ele é 3.0, 6.7 ou 12.9 ou qualquer outro número similar. Esses valores representam a cilindrada e pode ter muita diferença na aplicação e performance dos nossos motores.

Detalhando um pouco mais:

A cilindrada do motor corresponde ao volume da mistura combustível + ar em litros que o motor é capaz de queimar a cada movimento dos seus pistões.


Essa é uma informação utilizada pelas fábricas para graduar seus motores, assim como nosso motor F1A com 2.3L ou 2300 cilindradas (2300cc) e o F1C com 3.0L ou 3000 cilindradas (3000cc). Já um motor Cursor 13 que é 12.9L possui 12.900 cilindradas (12900cc).

No caso específico dos motores de combustão interna, a cilindrada é o volume varrido por um pistão dentro de um cilindro entre o ponto morto superior (PMS) e o ponto morto inferior (PMI), consecutivamente para uma ida e volta. Exemplo: O motor F1C com uma cilindrada de 3 litros (realmente 3 l/rotação) aspira e expira 3 litros de (ar que mistura com combustível) por cada volta do virabrequim. Quando o virabrequim faz uma volta, todos os pistões fizeram uma ida e volta. Em duas voltas do virabrequim são aspirados 3 litros de gás combustível e expirados outros 3 litros de gases de escape, ou seja, seis litros no total.

Artigo anteriorPróximo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.